William Patrick Hitler – O Sobrinho do Fuhrer Nazista
William Patrick Hitler nasceu em 12 de março de 1911, em Liverpool, na Inglaterra. Era filho de Alois Hitler Jr., meio-irmão de Adolf Hitler, o ditador nazista da Alemanha. A relação de William com seu tio foi marcada por uma mistura de influência familiar e tensão política, principalmente devido à ascensão de Adolf Hitler ao poder.
FOTO – O sobrinho de Adolf Hitler, William Patrick Hitler, segura um jornal com o título “To Hell With Hitler” (Para o inferno com Hitler). Foto: “Bridget and William Patrick Hitler”. © Hulton-Deutsch Collection/CORBIS. ID:HU002631. 1941
Infância e Juventude de William Patrick Hitler
William Patrick cresceu em um ambiente tumultuado, com seu pai, Alois, tendo um relacionamento instável com o restante da família. Apesar de ter um tio famoso e infame, ele e sua mãe, Bridget Dowling, levaram uma vida relativamente comum na Inglaterra durante os anos 1910 e 1920. Em 1933, se mudou com sua mãe para a Alemanha, onde Alois esperava aproveitar a influência política de seu irmão. Contudo, a relação entre William e Adolf Hitler nunca foi próxima. O jovem buscava oportunidades em um ambiente cada vez mais opressivo e suas tentativas de se aproximar do tio não renderam o sucesso esperado.
A Fuga da Alemanha Nazista
Desiludido com a situação na Alemanha e a natureza do regime nazista, decidiu deixar o país. O jovem e sua mãe retornaram à Inglaterra e, posteriormente, mudaram-se para os Estados Unidos em 1939. Patrick procurou se distanciar completamente da imagem de seu tio e das políticas que este promovia.
Nos Estados Unidos, William Patrick Hitler se alistou na Marinha dos EUA, onde serviu durante a Segunda Guerra Mundial. Sua escolha de servir no esforço de guerra contra as potências do Eixo demonstrava seu distanciamento e oposição ao regime de seu tio. Ele e sua mãe também participaram de campanhas para apoiar o esforço de guerra e combater o nazismo.
Vida Após a Guerra
Após a guerra, se estabeleceu na América, onde levou uma vida relativamente discreta. O sobrinho de Hitler mudou seu nome para William Patrick Stuart-Houston e se casou com Phyllis Jean-Jones. O casal teve quatro filhos e o homem se dedicou a uma vida de anonimato, longe das atenções midiáticas e da sombra de seu tio infame. William Patrick Hitler faleceu em 14 de julho de 1987, em Long Island, Nova York.