Selecione a página

GI-Joe: O Pombo Herói de Guerra

GI-Joe: O Pombo Herói de Guerra

Em 1946, GI-Joe, pombo USA43SC6390, foi condecorado com a medalha Dickin PDSA por sua missão heroica de evitar que as tropas americanas continuassem o bombardeio à vila Colvi Vechia e matassem os soldados ingleses e habitantes da vila. GI Joe morreu no Jardim Zoológico de Detroit com 18 anos.

O Pombo Gi-Joe

No dia 18 de outubro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, os americanos lançaram um bombardeio à Vila Colvi Vechia (Itália) para infligir danos as tropas terrestres alemãs. Contudo, os alemães já haviam abandonado a região e, desta forma, os ingleses ocuparam a vila sem enfrentarem nenhuma resistência. Sem prever tal facilidade, os americanos continuaram com os bombardeios, sendo necessário que os ingleses os informassem sobre a situação para que o ataque fosse suspenso.

Infortunadamente, todos os equipamentos de comunicação falharam. Como última medida, o pombo GI-Joe foi utilizado para levar uma mensagem solicitando a imediata suspensão dos ataques, afim de evitar a morte de soldados aliados e dos habitantes da vila. O pombo voou aproximadamente 20 milhas (30 quilômetros) em apenas 20 minutos. A mensagem foi entregue com sucesso e o ataque foi suspenso, impedindo que mais de 1000 soldados ingleses fossem atingidos por fogo amigo.

Batalha de Colvi Vecchia

A Batalha de Colvi Vecchia, ocorrida em 1943, foi um confronto significativo durante a Campanha Italiana na Segunda Guerra Mundial. Forças Aliadas, lideradas pelos britânicos, enfrentaram tropas alemãs fortemente entrincheiradas nas montanhas ao redor da vila de Colvi Vecchia. O objetivo era quebrar a linha defensiva alemã e avançar para Roma. Além disso, a batalha destacou a importância da estratégia de combate em terreno montanhoso e a necessidade de suprimentos constantes.

A batalha resultou em pesadas baixas para ambos os lados, mas os Aliados conseguiram eventualmente forçar a retirada alemã. A vitória em Colvi Vecchia permitiu que os Aliados avançassem para posições mais estratégicas na Itália. Contudo, a batalha também evidenciou os desafios logísticos e a brutalidade dos combates na Campanha Italiana.

Referências
Animals in War.
Blumenson, Martin. “Salerno to Cassino.” Office of the Chief of Military History, Department of the Army, 1969.
Clark, Lloyd. “Anzio: The Friction of War.” Headline Book Publishing, 2006.
Atkinson, Rick. “The Day of Battle: The War in Sicily and Italy, 1943-1944.” Henry Holt and Co., 2007.
Avalie!

Publicidade