Selecione a página

O Mais Belo Suicídio – Evelyn McHale

O Mais Belo Suicídio – Evelyn McHale

“O mais belo suicídio” (“The Most Beautiful Suicide”), imagem de 1947. Repousando eternamente em cima de uma limusine amassada está Evelyn McHale, de 23 anos. A jovem havia acabado de pular do Empire State no dia 01 de maio de 1947. Imediatamente após o suicídio, um estudante de fotografia, Robert Wiles, capturou a extraordinária imagem que une tristeza e beleza. A foto era tão poética que ganhou a alcunha de “o mais belo suicídio” já registrado.

O Mais Belo Suicídio (The Most Beautiful Suicide)

Evelyn McHale foi uma jovem americana que se tornou amplamente conhecida após seu suicídio em 1947. Em 1º de maio daquele ano, ela pulou do 86º andar do Empire State Building, em Nova York, aos 23 anos. O que tornou seu caso particularmente notável foi a fotografia tirada pouco depois de sua morte por um estudante de fotografia chamado Robert Wiles, que estava no local e capturou a cena apenas quatro minutos após o impacto. A imagem mostra McHale aparentemente tranquila e composta, deitada no teto de uma limusine, o que levou à sua descrição como “The Most Beautiful Suicide” (O Suicídio Mais Bonito).

A fotografia foi publicada na revista Life em 12 de maio de 1947 e desde então se tornou icônica, sendo amplamente comentada e estudada tanto pela mídia quanto por estudiosos de fotografia e psicologia. Evelyn McHale era contabilista e noiva de Barry Rhodes, um estudante da Universidade de Lafayette. Não havia sinais aparentes de que ela estava considerando o suicídio, mas em uma nota encontrada em sua bolsa, McHale expressou que acreditava não ser boa o suficiente para o noivo e pediu para que ninguém visse seu corpo.

Foto: “‘The Most Beautiful Suicide’: A Violent Death, an Immortal Photo | Robert C. Wiles / LIFE Magazine.
Referências:
“Death Takes Holiday on the West Side.” Life, 12 May 1947, p. 43.
Cross, Robert. Empire State Building: The Making of a Landmark. Scribner, 1999.
Slater, Lauren. Prozac Diary. Random House, 1998.
Ellis, Deborah. “The Most Beautiful Suicide: The Story of Evelyn McHale.” Suicide and Society: A Sociological Analysis, edited by Jack D. Douglas, University of Chicago Press, 1967, pp. 225-232.
Gilmore, John. The Dark Angel: An Insider’s Portrait of the Occult. Amok Books, 1990.