Selecione a página

Ondod: Músicos Veteranos da Guerra

Ondod: Músicos Veteranos da Guerra

Músicos veteranos da Primeira Guerra Mundial posam para foto juntamente com outras pessoas de um vilarejo em Ondód (Ondod), na época pertencente a Hungria. A maioria dos europeus achava que a Primeira Guerra Mundial não duraria muito tempo. Jovens compositores e músicos de várias nacionalidades também estavam entre aqueles que se ofereceram para ir para a frente de batalha em 1914. Muitos nunca voltariam para casa.

O vilarejo de Ondod

Ondód era um vilarejo que fazia parte do Reino da Hungria durante a Primeira Guerra Mundial. Situado na região que hoje é conhecida como Transilvânia, Ondód passou por significativas mudanças políticas e territoriais após a guerra devido às repercussões do Tratado de Trianon. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Ondód estava sob a administração do Império Austro-Húngaro. A Hungria, como parte do Império, estava envolvida no conflito ao lado das Potências Centrais. A guerra trouxe dificuldades econômicas e sociais para muitas regiões da Hungria, incluindo Ondód, que enfrentou desafios relacionados à escassez de alimentos, deslocamento de população e perda de vidas.

Tratado de Trianon

Após a derrota das Potências Centrais, o Tratado de Trianon foi assinado em 4 de junho de 1920, redimensionando significativamente as fronteiras da Hungria. A Hungria perdeu cerca de dois terços de seu território e população, com grandes áreas sendo cedidas a países vizinhos. Transilvânia, incluindo Ondód, foi cedida à Romênia.

Ondod atualmente

Atualmente, Ondód é conhecido como Ondod (romeno: Ondod) e faz parte da Romênia. Apesar das mudanças políticas e territoriais ao longo do século XX, a região mantém uma mistura rica de influências culturais húngaras e romenas. A história de Ondód reflete a complexa tapeçaria de mudanças geopolíticas na Europa Central e Oriental após a Primeira Guerra Mundial.

Referências:
Museu Judeu de Budapeste.
Cartledge, Bryan. The Will to Survive: A History of Hungary. Columbia University Press, 2011.
Romsics, Ignác. Hungary in the Twentieth Century. Corvina, 1999.
Deák, István. Beyond Nationalism: A Social and Political History of the Habsburg Officer Corps, 1848-1918. Oxford University Press, 1990.
Macartney, C. A. Hungary and Her Successors: The Treaty of Trianon and Its Consequences 1919-1937. Oxford University Press, 1937.
Trencsényi, Balázs, et al. A History of Modern Political Thought in East Central Europe: Volume I: Negotiating Modernity in the ‘Long Nineteenth Century’. Oxford University Press, 2016.