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O Palhaço Mr Austin e a Arte do Circo

O Palhaço Mr Austin e a Arte do Circo

O palhaço Mr. Austin, cujo pai também havia sido palhaço anteriormente, ensina ao seu filho a “arte do riso”, antes de uma apresentação no Crystal Palace Circus, em Londres.

O surgimento do Circo Moderno

O circo moderno emergiu na Inglaterra do século XVIII, caracterizado por seu picadeiro circular e a reunião de diversas atrações que ainda compõem os espetáculos circenses atuais. Philip Astley, um cavaleiro inglês, é considerado o “pai” do circo moderno por ter inaugurado, em 1768, em Londres, o Royal Amphitheatre of Arts (Anfiteatro Real das Artes). Inicialmente, os circos se concentravam quase exclusivamente em demonstrações de habilidades equestres. Com o tempo, essas apresentações passaram a ser intercaladas com números de palhaços, acrobatas e malabaristas, enriquecendo o espetáculo.

O papel crucial do palhaço na arte do circo

Os palhaços sempre foram parte integrante do espetáculo, oferecendo sempre uma fonte de diversão para o público. Como a ampla maioria dos circos modernos no mundo eram (e ainda são) itinerantes, era comum que a família do artista circense viajasse junto com a caravana. Com o passar do tempo, tradicionalmente, o talento e conhecimento dos pais eram repassados para os filhos, que consequentemente, passavam a compor a trupe circense após se tornarem artistas aptos.

O papel do palhaço foi crucial no surgimento e desenvolvimento do circo moderno, agregando uma dimensão de humor e versatilidade aos espetáculos. A presença dos palhaços ajudou a diversificar os atos circenses, proporcionando alívio cômico e interlúdios entre os números mais sérios e acrobáticos. Os palhaços se tornaram ícones do circo, reconhecidos por suas habilidades cômicas, maquiagens exageradas e roupas coloridas, que capturavam a imaginação do público de todas as idades.

Imagem: Hulton Archive / General Photographic Agency
Referências bibliográficas:
Speaight, George. A History of the Circus. Tantivy Press, 1980.
Stoddart, Helen. Rings of Desire: Circus History and Representation. Manchester University Press, 2000.
Davis, Janet M. The Circus Age: Culture and Society under the American Big Top. University of North Carolina Press, 2002.

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