Selecione a página

Grumman TBF-1: Pouso de Emergência

Grumman TBF-1: Pouso de Emergência

Um bombardeiro Grumman TBF-1 Avenger faz um pouso de emergência no convés do USS Card (CVE-11), em 1940. O piloto não conseguiu pousar corretamente o Avenger e ficou pendurado no navio.

Grumman TBF-1 Avenger

O Grumman TBF-1 Avenger foi um torpedo-bombardeiro utilizado pela Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. O avião teve um papel crucial em diversas batalhas no Pacífico, destacando-se pela sua capacidade de carga, durabilidade e versatilidade. Projetado pela Grumman Aircraft Engineering Corporation, fez seu primeiro voo em 1941. O TBF foi criado para substituir o Douglas TBD Devastator, que estava se tornando obsoleto. O Avenger foi equipado com um motor Wright R-2600-20 Cyclone de 14 cilindros, proporcionando-lhe uma velocidade máxima de cerca de 275 milhas por hora (443 km/h). O TBF-1 tinha uma envergadura de 16,51 metros e um comprimento de 12,19 metros. O avião podia transportar um torpedo de 907 kg ou até 907 kg de bombas. Além de seu armamento principal, o Avenger também era equipado com metralhadoras .50 no nariz e dorsal, além de uma metralhadora .30 na barriga.

Legado

O TBF-1 Avenger provou ser uma das aeronaves mais importantes da Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Sua combinação de alcance, carga útil e durabilidade fez dele uma ferramenta vital em numerosas operações navais. O Avenger também ganhou notoriedade após a guerra, sendo o tipo de avião pilotado pelo futuro presidente dos EUA, George H.W. Bush, que foi abatido e resgatado no Pacífico.

Referências bibliográficas:
Tillman, Barrett. TBF/TBM Avenger Units of World War 2. Osprey Publishing, 1998.
Francillon, René J. Grumman Aircraft since 1929. Naval Institute Press, 1989.
Ethell, Jeffrey L. Aircraft of World War II. HarperCollins Publishers, 1995.
Gunston, Bill. The Illustrated Directory of Fighting Aircraft of World War II. Zenith Press, 2006.
Stern, Robert. TBF/TBM Avenger in action. Squadron/Signal Publications, 1974.

Publicidade