Select Page

Fairy Soap – A Propaganda Racista de Sabonete de 1940

Fairy Soap – A Propaganda Racista de Sabonete de 1940

A propaganda de “Fairy Soap”, um sabonete comercializado nos Estados Unidos, publicada em 1940, é um exemplo infame de como o racismo estava profundamente enraizado na publicidade e na cultura popular da época. Na imagem, uma garota branca pergunta para uma negra “Por que sua mãe não limpa você com sabão de fada (fairy soap)?”.

A Propaganda de “Fairy Soap”

O anúncio de “Fairy Soap” publicado em 1940 apresentava uma imagem considerada altamente ofensiva e racista pelos padrões atuais. O anúncio mostrava uma criança branca, muitas vezes representada como uma menina, aplicando o sabonete na pele de uma criança negra, com a implicação de que o sabonete “Fairy Soap” poderia “branquear” ou “limpar” a pele negra, como se fosse algo sujo. A imagem era acompanhada de um texto que sugeria que a brancura estava associada à pureza, reforçando o estigma racial.

A mensagem implícita do anúncio era que a pele negra era indesejável e que o sabonete “Fairy Soap” tinha o poder de “purificar” essa condição. Esse tipo de publicidade explorava e reforçava a noção de que a brancura era o padrão de beleza e limpeza, enquanto a negritude era vista como algo a ser corrigido ou escondido. Isso perpetuava a ideologia racista que inferiorizava pessoas negras e valorizava a pele branca como superior.

Racismo na Publicidade Americana

Durante grande parte do século XX, a publicidade nos Estados Unidos frequentemente utilizava estereótipos raciais como uma estratégia de marketing. As empresas exploravam preconceitos raciais para promover produtos, muitas vezes retratando negros e outras minorias de maneira desumanizante. Essas representações reforçavam a segregação racial e as atitudes discriminatórias que prevaleciam na sociedade americana, especialmente no sul segregado e em outras partes do país

Referências:
Why Doesn’t your mamma wash you with Fairy Soap?. © Fairbank, N.K., Company. Smithsonian Institution.
The History of Fairy Soap. Fairies World.
Henry, Matthew. The Advertising of Race: How Advertising Influences and Reflects Society. University of Chicago Press, 2014.

 

Avalie!

Veja Também!

Figapro