Uma Partida de Xadrez Humano em 1924

Partida de xadrez humano sendo disputada na Praça do Palácio, antiga Leningrado (atual São Petersburgo), em 1924.

Partida de xadrez humano sendo disputada na Praça do Palácio, antiga Leningrado (atual São Petersburgo), em 1924.

No dia 20 de julho de 1924, durante a festa de Leningrado, o Exército Vermelho enfrentou a Marinha em um jogo de xadrez de proporção 1:1. Os marinheiros e fuzileiros navais estavam de preto e o Exército estava de branco no tabuleiro gigante, sendo cada lado liderado por Ilya Rabinovich e Peter Romanovsky, dois mestres de xadrez. O jogo durou cerca de 5 horas.

A origem do jogo

A origem do jogo de xadrez é amplamente atribuída à Índia, por volta do século VI, onde era conhecido como chaturanga. O antigo jogo apresentava quatro divisões do exército: elefantes, cavalaria, carros de guerra e infantaria, que evoluíram para as atuais peças do xadrez: bispos, cavalos, torres e peões. Chaturanga, que significa “quatro divisões”, refletia as táticas militares da época e era jogado em um tabuleiro 8×8, semelhante ao moderno tabuleiro de xadrez.

Do subcontinente indiano, o jogo se espalhou para a Pérsia, onde foi chamado de shatranj. Os persas adaptaram e modificaram as regras do chaturanga, introduzindo elementos que são reconhecíveis no jogo moderno. Por exemplo, a terminologia de “xeque” e “xeque-mate” deriva das palavras persas “shah” (rei) e “mat” (morto ou derrotado). Com a conquista da Pérsia pelos árabes, o jogo se difundiu ainda mais, chegando ao mundo islâmico e, eventualmente, à Europa durante a Idade Média.

O xadrez na Europa

Na Europa, o jogo de xadrez passou por várias transformações até assumir sua forma moderna no final do século XV. As peças ganharam movimentos distintos, e a rainha (anteriormente um conselheiro ou vizir) se tornou a peça mais poderosa do tabuleiro. Estas mudanças foram provavelmente influenciadas pelo Renascimento europeu, que promovia inovações culturais e intelectuais. O xadrez se estabeleceu firmemente como um jogo de estratégia e habilidade, apreciado tanto pela nobreza quanto pelo público em geral.

Referências bibliográficas:
Murray, H. J. R. A History of Chess. Oxford University Press, 1913.
Eales, Richard. Chess: The History of a Game. Facts on File, 1985.
Hooper, David, and Kenneth Whyld. The Oxford Companion to Chess. Oxford University Press, 1992.

 

Você achou esse conteúdo interessante?

Qual nota você dá para esse conteúdo?

14/06/2024

Imagem de uma partida de xadrez humano sendo disputado na Praça do Palácio, antiga Leningrado (atual São Petersburgo), em 1924.