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14-Bis – O Primeiro Voo em 1906

14-Bis – O Primeiro Voo em 1906

O primeiro voo do 14-bis, realizado por Alberto Santos Dumont, marcou uma conquista significativa na história da aviação. Foi realizado no dia 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. Santos Dumont, um dos pioneiros da aviação, projetou e construiu o 14-bis, um aeroplano que se destacou por seu design e inovação. O primeiro voo do 14-bis efoi um evento histórico que marcou o início da aviação controlada. Com um espírito pioneiro, Santos Dumont conseguiu realizar um feito extraordinário que inspirou gerações de engenheiros e inventores

A Corrida Pelo Pioneirismo no Ar

No início do século XX, a corrida pela conquista do voo controlado estava em pleno andamento. Diversos inventores e engenheiros ao redor do mundo estavam experimentando com diferentes conceitos e projetos de aeronaves. Santos Dumont, conhecido por suas contribuições anteriores com dirigíveis, dedicou-se à construção de um aeroplano capaz de decolar, voar e pousar sem a necessidade de meios auxiliares, como catapultas ou declives.

O Primeiro Voo do 14-Bis

O 14-bis era um biplano, caracterizado por suas duas asas paralelas. Equipado com um motor Levavasseur de 50 cavalos de potência, possuía uma estrutura de bambu e seda, o que o tornava leve e resistente. A aeronave também era conhecida como “Oiseau de Proie” (Ave de Rapina) devido ao seu design único. O 14-bis foi uma das primeiras aeronaves a incorporar um sistema de controle que permitia ao piloto manejar a direção do voo, um avanço significativo para a época.

Antes do voo histórico, Santos Dumont realizou vários ajustes e testes no 14-bis. Em setembro de 1906, conseguiu realizar pequenos saltos de voo, levantando-se alguns metros do chão. Estes testes iniciais foram fundamentais para ajustar o equilíbrio e a potência da aeronave.

No dia 23 de outubro de 1906, uma grande multidão se reuniu no Campo de Bagatelle para testemunhar a tentativa de voo. Representantes da Aéro-Club de France estavam presentes para verificar e registrar o evento. Santos Dumont conduziu o 14-bis a uma velocidade constante ao longo do campo. Após ganhar impulso suficiente, o aeroplano decolou, alcançando uma altitude de cerca de três metros e percorrendo uma distância de 60 metros.

Reconhecimento e Impacto

O voo do 14-bis foi um marco na aviação, sendo o primeiro voo homologado por uma entidade oficial. A Aéro-Club de France certificou a conquista, consolidando a posição de Santos Dumont como um dos pioneiros da aviação. A façanha foi amplamente divulgada na imprensa internacional, destacando a importância do voo controlado e autônomo. Este evento inspirou outros inventores e engenheiros a continuarem seus esforços na busca pela perfeição do voo humano.

Referências
Baldwin, Neil. “The Wright Brothers: And the Birth of Aviation.” Alfred A. Knopf, 2001.
Gibbs-Smith, Charles H. “The Invention of the Aeroplane 1799-1909.” Faber and Faber, 2003.
Jackson, Robert. “Aviation: The Complete History.” Carlton Books, 2007.
Shulman, Seth. “Unlocking the Sky: Glenn Hammond Curtiss and the Race to Invent the Airplane.” HarperCollins, 2002.
Taylor, Michael J.H. “Jane’s Encyclopedia of Aviation.” Studio Editions, 1989.
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