Tacoma Narrows: O Desabamento da Ponte
A Ponte Tacoma Narrows, em Washington, foi inaugurada dia 1 de julho de 1940 e desmoronou em 7 de novembro do mesmo ano. O colapso se deu pelo forte vento que ocorrera no dia em que desabaria. Na ocasião, os ventos chegaram a 70 km/hora e geraram um fenômeno físico conhecido como ressonância mecânica.
Desabamento da ponte Tacoma Narrows
O desabamento da ponte Tacoma Narrows, ocorrido em 7 de novembro de 1940, é um dos eventos de engenharia mais estudados da história. A ponte, localizada no estado de Washington, Estados Unidos, foi inaugurada em julho de 1940. Contudo, apenas quatro meses após sua abertura, a ponte entrou em colapso devido a fortes ventos que causaram oscilações violentas na estrutura. O fenômeno conhecido como “flutter” foi o principal responsável pelo colapso. Este efeito ocorre quando as forças aerodinâmicas e a frequência natural da ponte se sincronizam, resultando em oscilações cada vez mais intensas.
O evento foi registrado em vídeo, o que permitiu uma análise detalhada das causas do desabamento. Os engenheiros aprenderam que o design da ponte, que era bastante esbelto e flexível, não conseguia dissipar a energia dos ventos. Além disso, a falta de rigidez torcional foi um fator crítico. As lições aprendidas com o desastre de Tacoma Narrows levaram a mudanças significativas nas práticas de engenharia e construção de pontes. A análise aerodinâmica se tornou um componente crucial no design de estruturas longas e flexíveis.
O desabamento não resultou em mortes, mas causou grandes perdas financeiras e de infraestrutura. A ponte foi substituída por uma nova estrutura em 1950, com um design mais robusto e estável. O evento de Tacoma Narrows continua a ser uma referência importante no estudo da engenharia civil, destacando a importância de considerar os efeitos aerodinâmicos no design de grandes estruturas. Ele serve como um lembrete da necessidade de rigor científico e cuidado meticuloso na engenharia.